7 de jul. de 2010

WTF Funk?

Antes de mais nada devo esclarecer que não estou aqui neste post para defender ou fazer apologia do funk, mas para mostrar a desvalorização que as letras tiveram com o passar do tempo. Enquanto alguns estilos evoluíram o funk teve uma queda com relação a conteúdo. Lógico que há exceções de letras antigas que também não tinham conteúdo.

Procurando por definições de funk temos o funk originário dos EUA e o “funk brasileiro”. O funk abordado aqui é o brasileiro.

Nos anos 70 eram realizados os bailes “black”, “soul”, “shaft” ou “funk” e com o tempo os DJs foram acrescentando novo ritimos de musica negra como o Miami Bass e o Freestyle.

Na década de 80 os bailes funk do rio traziam musicas mais erotizadas, influencia direta do Miami Bass com batidas mais rápidas.

Nessa haviam regravações de musicas famosas com o ritimo funk e um dos mais famosos foi o Rap da Aranha de Raul Seixas, que vira hit e se junta a ele outras musicas feitas com muito humor. Nessa época também surge o Funk Melody, um funk mais falado e com letras voltada a relacionamentos.

Com o tempo, o funk ganhou grande apelo entro os moradores de cidades carentes e as musicas passaram a tratar do cotidiano dos freqüentadores. Abordavam a violência e a pobreza das favelas.

Bom resumo ai do inicio do funk aqui no Brasil.

Até ai tranqüilo. Agora vem o que eu quero abordar mesmo.

As letras desse estilo de musica veio decaindo com o tempo. No inicio tínhamos musicas do tipo:

Rap Estrada da Posse – Coiote e Rapozão

Eu não tiro da cabeça aquela gata
Quando a gente conversava lá na praça
Mas o dia foi passando quando eu me toquei
Que foi por você que eu me apaixonei
Nosso amor foi aumentando a cada momento
E eu fiquei pensando logo em casamento

Amor por que você me deixou assim
Eu peço por favor volte pra mim


Garota Nota 1000

Meu coração pois já te entreguei pois quando te beijei me apaixonei
Só hoje que o tempo já passou que eu pude perceber que eu errei...

Igual a você eu sei que não tem
De 0 a 10 te dou nota 100
E até hoje eu lembro de ti
E ainda sonho que um dia vc vem....


O tempo foi passando surgiram os proibídões:

É o Ada do Chuck tem o Cocão vem o Coroa de Ak na mão Mocoto ke
é sinistro tambem tem disposição do conjunto esperança funda
menosão do outro lado e ff eu vo chamando o facão do urubo
robertinho cassado di alemão e do batão meu amigo Não posso me
esquecer vo chamando pixadão caçado di cv e do são carlos vem...

E hoje em dia as letras que fazem mais sucesso são as do tipo:

Os Hawaianos

Ai, ai, ai, ai, ai, ui, ui
Ai, ai, ai, ai, ai, ui, ui
Ai, ai, ai, ai, ai, ui, ui
Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai
Ai, ai, ai, ui, ui (5x)


É de baixo pra cima.
É de cima pra baixo.
Relaxa. Abre as pernas.
Calma, calma.
Que eu encaixo.

(reparem que o ai ai ai... se repete 5 vezes)

Dança da Mandioca

Composição: Mc Buiu e Mc Xandao

Mc Xandão: E aí Mc Buiú Beleza?
Mc Buiú: E aí Mc Xandão beleza meu irmão
Mc Xandão: É o seguinte, depois de tantas danças que
já inventaram a gente resolveu inventar mais uma, e
dessa vez é a Dança da Mandioca, quem vai explicar pra
vocês direitinho é o Mc Buiú. Manda a vê

Mc Buiú: É fácil, é assim óh
Puxa Estica Mulher da perna grossa
e vem dança com a gente a dança da mandioca(2x)

Se há musicas do tipo sendo feitas é por que tem um publico que curte e sendo assim a qualidade tende a seguir sempre essa mesma linha.

O movimento funk é interessante mas acho que essas letras não agregam nada a cultura mesmo que em Setembro de 2009 a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou projeto definindo o funk como movimento cultural e musical de caráter popular.

Exijam mais dos artistas dos estilos musicais que você gosta para sempre termos uma boa qualidade e musicas com conteúdo.

Bom não sei se ficou bom o texto mas ta ai passei o que queria passar.

E só para realçar, não estou aqui falando mal do estilo ou coisa do tipo, quero apenas mostrar que eles tem conteúdo e basta que você cobre.

5 comentários:

  1. Letra ruim tem todo o estilo. Não vê o J.Quest fazendo sucesso com aquele monte de lixo q eles cantam? Totalmente sem conteúdo, mas como não fala palavrão, o povo esquece de dizer q é tão idiota qto um funk putanhento.

    ResponderExcluir
  2. Descordo do cara ai emcima, gosto do jota quest e tipo funk é ruim pra caralho e as letras só desvalorizam nós mulheres!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não gosto, mas respeito quem curte por mais ridículo que eu possa achar. Cada um é cada um né.. gosto não se discute, se lamenta

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita no meu blog,qdo vc achar a hora e operar vc vai adorar eu pelo menos adoro esta nova fase de minha vida,estou seguindo vc bj.

    ResponderExcluir
  5. O que tem acontecido não só no funk,mas na música em geral é o tal do "modismo" tipo :O que ta moda é isso, então todos seguem a mesma linhagem, e aí o povo pensa(mudar pra que, se é isso que faz sucesso)E POR AÍ VAI, mas isso passa e ainda vamos ver de novo "letras de qualidade", não desanima não viu.bjus

    ResponderExcluir

Ja chegou até aqui?
Então vai deixando aquele comentario.
Valew